Luiz Filipe Rampazio – Arquiteto e Urbanista, sócio do escritório Coplanar Ateliê
Esta publicação é resultado do trabalho final de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e trata-se de um projeto de desenho urbano e de valorização paisagística para a área central de Valinhos.
O projeto tem seu ponto de partida na possibilidade de repensar a ocupação e usos de três glebas industriais, adjacentes, que delimitam o centro comercial e histórico da cidade, sendo locais marcantes para a memória afetiva e para a paisagem da cidade. Em um futuro próximo, estas indústrias avistam a possibilidade de deixarem suas plataformas industriais ali instaladas e buscarem novas localidades mais adequadas para o desenvolvimento de suas atividades. Devido a possível vacância destes grandes terrenos, faz-se necessária a reflexão sobre o que se espera para essas glebas e para todo o seu entorno imediato, que abarca justamente o centro do município, região mais antiga da cidade, privilegiada com uma infraestrutura consolidada.
Extrapolando a atenção para fora dos limites das indústrias, encontramos outros elementos igualmente importantes e passíveis de discussão, que são incorporados como temas centrais deste trabalho. Destacam-se a linha férrea que corta o município, hoje de alta ociosidade e utilizada apenas para o transporte de cargas; e as áreas lindeiras ao Ribeirão dos Pinheiros, um dos principais caminhos d’água da cidade. Outra questão de extrema relevância é a dificuldade de transposições impostas pela ferrovia e sua localização ao longo do córrego. Propõe-se um plano de intervenção que respeite o entorno existente, articule-se de maneira efetiva com o tecido da cidade, promovendo maior integração entre partes hoje pouco articuladas e que, acima de tudo, integre-se de maneira harmoniosa com a paisagem existente.
Clique aqui e acesse o conteúdo (via ISSUU)
Clique aqui e acesse o conteúdo (via Google DRIVE)
Referências:
RAMPAZIO, Luiz Filipe. Da fábrica à cidade: Nova paisagem para a área central de Valinhos. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP. Trabalho final de Graduação. São Paulo, 2017.