Sérgio Leandro Ferrari – sócio-fundador da APHV, pesquisador e engenheiro
O crescimento de nossa cidade impulsionado pelo desenvolvimento ocorrido no início do século XX esconde, às vezes, algumas datas e razões do surgimento de determinadas ruas da região central. Partes destas histórias podem ser esclarecidas com os registros de antigos jornais da época. Este é o caso da rua Dr. Heitor Penteado, que interliga as atuais Rua Antônio Carlos com Av. dos Imigrantes. Quando construída, esta via teve a função de estabelecer a comunicação entre a antiga Matriz de São Sebastião e as novas instalações da antiga e segunda Estação Ferroviária da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, concluídas em 1913. Sua origem é retratada em nota do jornal “O Estado de São Paulo” de 20 de Fevereiro de 1914, conforme reprodução abaixo com a escrita da época:
“Campinas, 19 de Fevereiro de 1914. Em Vallinhos prosseguem com actividade os serviços de construcção de uma avenida ligando o largo da matriz à estação nova que a Companhia Paulista mandou construir naquela localidade. Esta avenida, que constitue importante melhoramento, será arborisada.”
A imagem ilustra o Largo de São Sebastião, a Rua Dr. Heitor Penteado (em destaque) e, ao fundo, a antiga Estação da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, 1946.
Referências:
FERRARI, Sérgio Leandro; PAZINATTO, Marcel Trombetta. Série: História de Valinhos. Ed. 1423. Valinhos: Imprensa Oficial do Município de Valinhos, 24 de out. de 2014