CORPORAÇÃO MUSICAL SÃO SEBASTIÃO

Autores:

Compartilhe:

Foto: Corporação Musical São Sebastião. [Valinhos], SP, 1938. Acervo Haroldo Pazinatto
Foto: Corporação Musical São Sebastião.
[Valinhos], SP, 1938. Acervo Haroldo Pazinatto

Marcel Trombetta Pazinatto – sócio-fundador da APHV, pesquisador, engenheiro e sócio-correspondente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (IHGG) em Valinhos-SP

A cidade de Valinhos, no século XX, possui uma trajetória musical marcada pela formação de grandes bandas e corais. Criada pela fusão de dois grupos musicais que tocavam em cinemas, a Corporação Musical São Sebastião foi sem dúvida uma das mais antigas. 
 
Ela se apresentava em festas, quermesses e, aos domingos, no Largo São Sebastião. A imagem ilustra um momento da Corporação Musical São Sebastião, em que se veem, ao alto, da esquerda para a direita, Amélio Borin, Antonio Pazinatto, João Franco Camargo, Germano Capovilla, Primo Angeli, Angelo Médice, Herminio Lorençato, ao centro, Euclides Concon, Guilherme Mamprim, Geraldo Capovilla, Antonio Persechetti, Antonio Geraldo Capovilla, Toninho de Oliveira e Pedro Pazinatto; sentados, Lino Chiminazo, José Angeli, Guilherme Capovilla, maestro Claudio Ungaretti, Augusto Furlan, Augusto Capovilla, acompanhante da banda e, abaixo, o menino mascote.
 
No início da década de 1970, uma banda de Valinhos foi cadastrada, sendo criada a Corporação Musical de Valinhos que, até o ano de 2016, vinha se apresentando em diversas festas e eventos da cidade sendo que neste mesmo ano a banda foi extinta pela Secretaria da Cultura de Valinhos.
Referências:

 

FERRARI, Sérgio Leandro; PAZINATTO, Marcel Trombetta.  Série: História de Valinhos. Ed. 1421. Valinhos: Imprensa Oficial do Município de Valinhos, 10 de out. de 2014

RELACIONADOS

NAVEGUE POR CATEGORIA

Compartilhe: