O HISTÓRICO RIBEIRÃO PINHEIRO

Autores:

Compartilhe:

Foto: Vista parcial do Ribeirão Pinheiros no centro da cidade. Valinhos, SP, 2017. Marcel Pazinatto
Foto: Vista parcial do Ribeirão Pinheiros no centro da cidade.
Valinhos, SP, 2017. Marcel Pazinatto
Sérgio Leandro Ferrari – sócio-fundador da APHV, pesquisador e engenheiro
Importante elemento natural, o Ribeirão Pinheiro (seu nome original consta no singular) é o elemento histórico mais antigo de Valinhos. A origem de seu nome é desconhecida. Entretanto, acredita-se que foi batizado por algum bandeirante que por aqui passou no início do século XVIII. A carta de sesmaria de 02 de dezembro de 1732 (documento mais antigo da história de Valinhos) cita o Ribeirão Pinheiro como referência para uma grande área de terra que foi concedida ao explorador Alexandre Simões Vieira.
 
Nas margens do seu leito foi aberta uma importante rota alternativa de caminho para os tropeiros que seguiam rumo a Goiás em busca de ouro e pedras preciosas.
 
Consta neste documento que, junto ao Ribeirão Pinheiro, também havia uma “roça” de três alqueires e um “pouso” (tipo de estalagem) para abrigar os tropeiros de passagem. A localização deste pouso que teve existência centenária seria no atual bairro da Capuava.
Referências:

 

FERRARI, Sérgio Leandro; PAZINATTO, Marcel Trombetta.  Série: História de Valinhos. Ed. 1426. Valinhos: Imprensa Oficial do Município de Valinhos, 14 de nov. de 2014.

RELACIONADOS

NAVEGUE POR CATEGORIA

Compartilhe: