Ano 2020 – Número 6
VALINHOS, 31 de DEZEMBRO de 2020
Anuário a serviço da preservação
APHV DIGITALIZA FILME INÉDITO E INICIA PROJETO PILOTO
05/03/20 – Cidade Abandonada, 1963/1967 foi o primeiro filme a ser digitalizado.
O Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto possui um acervo de 164 filmes históricos em película nos formatos 35, 16, 8 milímetros e super 8, que registram fatos ocorridos nas décadas de 50 a 80. Com o objetivo de resgatar esse acervo, a APHV desenvolveu no final de 2019 um projeto piloto para determinar a melhor tecnologia para a digitalização do acervo, apoiado pela Secretaria de Cultura do município de Valinhos. Através do ofício 18096/2019, foi solicitado o empréstimo do filme no formato 16 mm identificado com o título Cidade Abandonada – 1963/1967, que foi encaminhado para digitalização – quadro a quadro, no formato Full HD – em empresa especializada. Todas as despesas com transporte e digitalização dos filmes foram pagas pela APHV.
O filme Cidade Abandonada é um impressionante registro em cores da Valinhos da década de 60, um período de grandes mudanças na cidade. O filme original é totalmente mudo, com som musical acrescentado na versão disponibilizada e editada pela APHV, a fim de tornar a experiência de visualização mais interessante. A associação reconhece o valor histórico incalculável do acervo de filmes do Museu Municipal.
Esta iniciativa tem como objetivo iniciar um processo de resgate total do acervo com o apoio do poder público e da sociedade civil. O vídeo pode ser acessado através do link abaixo ou ao entrar no canal da Associação de Preservação Histórica de Valinhos no Youtube.
APHV FAZ REUNIÃO E INAUGURA NOVA RESERVA TÉCNICA DO MUSEU MUNICIPAL
12/11/20 – Na data de 11/11/20, a APHV realizou a 15ª Reunião Ordinária e o local escolhido foi a recém-inaugurada reserva técnica do Museu Municipal de Valinhos, localizada no Centro Cultural Vicente Musselli. Dentre os assuntos da pauta, foram destacados os principais trabalhos dos últimos dois anos, aprovação e apreciação das contas 2018/2019, além da seleção das prioridades da área de preservação histórica para os próximos dois anos.
APHV COMPLETA 6 ANOS E CONTINUA COM O PROJETO DE LANÇAMENTO DE VÍDEOS HISTÓRICOS
27/08/20 – No dia 27 de agosto, a Associação de Preservação Histórica de Valinhos – APHV faz aniversário de 06 anos de sua fundação. Como parte das comemorações, mais dois vídeos históricos do acervo do Museu Municipal foram digitalizados e serão disponibilizados para o público, além do lançamento do blog.
Conforme o projeto piloto desenvolvido no final de 2019 pela APHV e apoiado pela Secretaria de Cultura, continou em 2020 a digitalização dos filmes do acervo do Museu Municipal, os quais retratam fatos ocorridos em Valinhos entre as décadas de 1950 e 1980, e representam uma importante fonte histórica para a cidade.
O primeiro filme digitalizado, intitulado Cidade Abandonada, foi editado e exibido no início de 2020 como prévia do filme Adoniran, no auditório da Câmara Municipal de Valinhos. Agora, mais dois filmes serão disponibilizados no canal do Youtube da APHV. O primeiro deles retrata uma escola rural que teve uma nova estrutura inaugurada em 1969. A escola mista da fazenda Veneza é mostrada em sua condição antiga e precária, e na nova configuração no evento de inauguração. Já o segundo filme retrata partes das demolições e modificações no quarteirão em frente à prefeitura, as quais deram origem à antiga praça dos Três Poderes e início nas obras da Avenida dos Esportes. Esse vídeo ilustra partes das grandes modificações urbanas que Valinhos sofreu durante a década de 1960.
A recuperação desses filmes se deu através da técnica de digitalização de alta resolução quadro a quadro, que torna mais nítidas as imagens e elimina imperfeições provocadas pelos tradicionais projetores. O financiamento do projeto piloto foi feito pela APHV e a edição dos filmes ficou a cargo do vice presidente da entidade, Luiz Paulo Zanivan.
No dia 26/08, às 19:00hs, irá ocorrer a pré-estreia dos filmes através de uma Live que será transmitida pelo facebook da APHV através do link: https://www.facebook.com/historiavalinhos
APHV LANÇA CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS A PREFEITO
05/11/20 – A Associação de Preservação Histórica de Valinhos – APHV encaminhou uma carta aberta para os 11 candidatos a prefeito de Valinhos dessa eleição municipal de 2020. Com o título CARTA ABERTA DE RECOMENDAÇÃO E PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTOS E ESTUDOS NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO HISTÓRICA, CULTURAL E MUSEAL PARA A CIDADE DE VALINHOS EM PERÍODO ELEITORAL, ela traz alguns estudos, recomendações e propostas pertinentes a trabalhos que foram executados no passado e que devem ter sua continuidade nos anos seguintes, além de outros possíveis de execução no futuro.
A carta também poderá ser acessada na íntegra, através do blog da associação: www.historiavalinhos.blogspot.com.br
BLOG SOBRE HISTÓRIA É LANÇADO EM VALINHOS
24/08/20 – Prestes a completar seu 6° ano de existência em 27 de Agosto de 2020, a Associação de Preservação Histórica de Valinhos – APHV lançou um blog para divulgar informações históricas focadas na cidade de Valinhos. Sua criação surge da necessidade de facilitar a divulgação das pesquisas e trabalhos em um ambiente mais dinâmico, de fácil acesso e pesquisa de assuntos. As informações e os textos serão produzidos pelos associados da APHV e sócios colaboradores convidados.
Para Marcel Pazinatto, presidente da APHV, “no ano de 2020 ficamos mais reclusos devido ao COVID-19, alguns projetos acabaram sendo postergados e focamos mais na continuidade dos trabalhos de pesquisa, estruturação interna e questões de informática. Quanto ao blog, esperamos que essa ferramenta possa auxiliar estudantes e pesquisadores que procuram, principalmente, informações sobre Valinhos e sua história. Nós já perdemos a conta de quantas pessoas nós ajudamos e esperamos que essa plataforma possa ajudar ainda mais”.
A entidade comemora com sucesso seus 06 anos de existência e destaca suas últimas atividades, como o projeto As 14 Maravilhas de Valinhos, realizado em 2019 em parceria com a Prefeitura Municipal. Ele contou com votação popular e tinha como objetivo envolver a sociedade de uma forma didática e com participação ativa no conhecimento e valorização do patrimônio histórico. Além disso, houve o início do processo de digitalização dos filmes que estão no acervo do Museu Municipal e a visita ao Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, realizada em conjunto com o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Valinhos – CONDEPAV.
“Após esses anos, temos a plena convicção de onde queremos e podemos chegar, mas precisaremos de mais apoio. Tentaremos uma maior aproximação com os setores privados, e reforçamos a evidente necessidade de que haja maior interesse do poder público pela área. Para alcançar os objetivos, a via deve ser de mão dupla. Esperamos também não presenciar mais atividades como as que foram vistas nos últimos anos, como a demolição – sem critério algum – de uma instalação urbana que, até então, era fundo de cartões postais da cidade, além dos tristes remanejamentos realizados em governos anteriores de marcos inaugurais de construções da cidade. Antes das próximas eleições, elaboraremos um documento com algumas reinvindicações e propostas nossas para apresentação aos candidatos a prefeito”, completa Marcel.
A partir de agora, o leitor poderá acessar o blog através do link:
www.historiavalinhos.blogspot.com.br
TOUR VIRTUAL DE EXPOSIÇÃO HISTÓRICA É LANÇADO EM VALINHOS
05/12/20 – No dia 4 de dezembro, a parceria entre o Ocupe.Arte e a Associação de Preservação Histórica de Valinhos – APHV resultou no lançamento de uma exposição histórica de artes visuais. Com obras produzidas em Valinhos durante mais de 50 anos, a exposição é o fruto de um trabalho minucioso de pesquisa, entrevistas e acesso a antigos acervos, e faz parte do projeto Conexões: Valinhos – Vinhedo. Juntar os artistas de Valinhos e Vinhedo e apresentar ao público a rica produção que ambas oferecem é o objetivo do projeto. Há a realização de três exposições, em três locais diferentes: uma em Vinhedo e duas em Valinhos. Das duas exposições realizadas em Valinhos, uma conta com a participação de 40 artistas de Vinhedo, enquanto a outra é voltada à memória, com material histórico relacionado às artes visuais da cidade junto de obras de 20 artistas de Valinhos. As exposições acontecem em espaços alugados pelo Ocupe.Arte, os quais são transformados em galerias. Já em Vinhedo, acontece uma grande exposição com 40 artistas de Valinhos, na Galeria de Artes Edilson Caldeira. Uma troca inédita de experiências que enriquece a produção cultural da nossa região. Conheça o Ocupe.Arte:
ocupearte.com.br
Acesse a exposição histórica:
ocupearte.com.br/conexoes-exposicao-3
EXPEDIENTE:
Textos: João Pedro Pazinatto Arake, Marcel Trombetta Pazinatto e Sérgio Leandro Ferrari
Fotos: Arthur Fiori e Acervo Haroldo