Ano 2016 – Número 2
VALINHOS, 31 de DEZEMBRO de 2016
Anuário a serviço da preservação
2ª EDIÇÃO DA EXPOSIÇÃO ‘HISTÓRIA DE VALINHOS’ FOI SUCESSO DE PÚBLICO
Janeiro 2016 – Valinhos foi homenageada pelos 120 anos na 2ª Edição da Exposição ‘História de Valinhos’ com painéis históricos que ilustram os principais fatos que levaram ao surgimento do Distrito de Paz, em 1896.
A proposta da exibição foi um dos destaques da programação cultural da 67ª Festa do Figo e 22ª Expogoiaba. A mostra homenageou locais, personagens e entidades que fizeram e ainda fazem parte da construção da história da cidade. A exposição é uma realização da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos) em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Valinhos. Nesta edição, também foram comemorados os 90 anos da Escola Estadual Professor Antônio Alves Aranha, os 90 anos do Clube Atlético Valinhense, os 60 anos do Foto Parodi, 60 anos do Lions Clube, 115 anos da chegada do figo em Valinhos e 20 anos do Museu Municipal.
Os curadores da exposição foram os membros da APHV, Marcel Pazinatto e Sérgio Ferrari. Também integram a mostra peças antigas de museu e uma imagem de 16 m², com duas fotos formando o “Antes e Depois” de uma visão parcial do antigo centro do Distrito de Valinhos e que é considerada, atualmente, a imagem mais antiga que ilustra a parte urbana da cidade.
APHV ATUANTE NA SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS
Maio 2016 – Um total de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras confirmaram sua participação na 14ª Semana Nacional de Museus, que aconteceu entre os dias 16 e 22 de maio com o tema “Museus e paisagens culturais”. A programação incluiu cerca de 3,7 mil atividades cadastradas em todo o país. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). No período, os museus brasileiros são convidados pelo Ibram a desenvolver programações especiais em torno de um tema inspirador.
As programações culturais enfatizam a importância da ação como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Para 2016, o Ibram optou por uma divulgação mais sustentável e econômica, preparando diversos materiais virtuais e dicas de como usá-los. Em Valinhos, a APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos) fez diversas ações, como a exibição do filme Lição Merecida.
APHV VISITA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LOUVEIRA E SEU COMPLEXO
Junho 2016 – Em comemoração ao Dia Mundial do Fusca, integrantes da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos) fizeram uma visita até a Estação Ferroviária de Louveira por meio de fuscas.
Na ocasião foi visitada e estudada a antiga cabine de sinalização (recém-restaurada) da Estação Ferroviária. Um dos objetivos foi a verificação se a cabine era igual a que existia em Valinhos, para que num futuro próximo se possa viabilizar fundos para um projeto de reconstrução da cabine valinhense. No mesmo dia foi visitada a antiga Subestação Francisco de Monlevade.
CONSELHEIROS TOMAM POSSE NO CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE VALINHOS – CONDEPAV
Novembro 2016 – Os integrantes do Conselho de Defesa e Patrimônio Cultural de Valinhos tomaram posse e se reuniram para discutir medidas para colocar em prática ações necessárias ao desenvolvimento do setor no Município.
Entre as propostas iniciais ficou decidido sobre a necessidade da criação de um regimento interno e da criação de uma parceria público-privada para ajudar na preservação de patrimônios arquitetônicos que estão se deteriorando com o tempo.
APHV PARTICIPA DO CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
Durante o período de Junho 2015 a Maio 2016, a APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos), representada pelos integrantes Marcel Pazinatto, Sérgio Leandro Ferrari e Luiz Paulo Zanivan, atuaram em um dos principais e mais importantes conselho do município. O CMMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente) é um órgão criado para debater e buscar soluções para o uso de recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais. Ele tem a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal – a Prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal – nas questões relativas ao meio ambiente. Durante a atuação eles puderam estudar um dos mais importantes e polêmicos processos da cidade: a implantação do Residencial Quinta das Águas na área da antiga Fonte Sônia.
EXPEDIENTE:
Textos: Marcel Pazinatto
Jornalista Responsável: Luiz Felipe Leite – MTB: 75452
Diagramação (do original): Felipe Citran
www.historiavalinhos.com.br
historiavalinhos@gmail.com