INTRODUÇÃO DE: MINHAS RAÍZES ITALIANAS

Autores:

Compartilhe:

Marta Maltoni Gehringer – psicóloga clínica, arteterapeuta, sexóloga, escritora, professora no curso de pós-graduação em Psicologia Transpessoal do Clasi e ceramista.

A palavra “história” nasceu na antiga Grécia. Embora pareça tão imponente com seu H maiúsculo, em sua origem a palavra História significava, apenas, “investigação“. Setecentos anos antes de Cristo, os gregos foram o primeiro povo a entender a importância de se registrar o passado, para que as futuras gerações descobrissem de onde vieram e aprendessem como seus antepassados batalharam para que seus descendentes não se esquecessem das agruras, das alegrias e das realizações daqueles que os procederam.

A curiosidade grega para saber o que aconteceu, como aconteceu e por que aconteceu resultou nas primeiras obras históricas da humanidade, a Ilíada e a Odisseia. Elas foram o marco inicial da milhões de compêndios e biografias que seriam publicados nos 2.600 anos seguintes, e que continuam sendo.

Há histórias de todo tipo. Curtas ou longas, verossímeis ou fantasiosas, restritas ou abrangentes, acadêmicas ou descomplicadas. Há histórias que falam de grandes nações ou de pequenas aldeias, mas cada uma delas traz embutido um sentimentos de reconhecimento de gratidão. Nesse contexto, as histórias de família são insuperáveis. Para cada um de nós, nossos avós são personagens infinitamente mais relevantes do que qualquer general que tenha vencido uma guerra. Sem o herói altaneiro, o mundo teria continuado. Sem nossos avós, nós não existiríamos.

Este livro reconstrói a história de duas famílias de imigrantes. Que deixaram a terra em que nasceram e foram criados, para empreender uma longa jornada com destino a um mundo estranho e desconhecido. Não por prazer ou por aventura, mas por sobrevivência e pela esperança de construir uma vida mais digna. Usando da forma como melhor puderam seus recursos e sua coragem, sua prudência e seus temores.

Eu testemunhei o trabalho que a Marta teve para desencavar os fatos que permitiram a construção dessa história familiar. Meses e meses de pesquisas. Horas e horas ouvindo e anotando “causos”, preservados pela tradição oral. Apesar da trabalheira, o que vi foi uma dedicação que, em momento algum, deu qualquer sinal de que tanto esforço talvez não valesse o tempo empregado. Dava gosto ver o entusiasmo da Marta ao se deparar  com cada nova informação que iria preencher uma lacuna perdida na poeira dos anos.

O resultado  de tanto empenho é este compêndio, tão completo quanto o tempo e a diligência permitiram. Uma história que não poderia ser esquecida, e que agora pode ser lembrada.

Max Gehringer

Referências:

GEHRINGER, Marta Maltoni. Minhas Raízes Italianas – Histórias e Memórias das famílias Maltoni/Bianchini e Gasparini/Meneghin. Valinhos: Edição do autor, 2019.

RELACIONADOS

NAVEGUE POR CATEGORIA

Compartilhe: