Glasiely Virgilio Silva – pesquisadora, historiadora, mestre pela Universidade de Campinas e associada APHV
Resumo: Esta dissertação de mestrado aborda a primeira década de funcionamento da Escola Estadual Prof. José Leme do Prado (1966-1976), instituição pública de ensino localizada na cidade de Valinhos (SP). Ao considerar relevante as experiências vividas pelos sujeitos nos espaços sociais de convívio, os diálogos com referenciais da história oral potencializaram o trabalho de análise das memórias construídas por aqueles que participaram de seu cotidiano escolar no período recortado. Assim, os depoimentos pessoais concedidos por integrantes da referida comunidade tornaram-se fontes privilegiadas da pesquisa.
O estudo também contou com o levantamento, organização e seleção de diversos suportes documentais, que incluem, por exemplo, reportagens de jornais, legislação educacional, plantas arquitetônicas, fotografias e obras de memorialistas. Disperso entre bibliotecas, acervos públicos e particulares, o conjunto de fontes foi tratado com enfoque qualitativo, processo fundamentado em aportes teórico-metodológicos dos campos da história cultural e da história da educação. Nesse sentido, a investigação acadêmica focaliza as relações entre a escola e a cidade, seus sujeitos, histórias e memórias, apresentando reflexões sobre diferentes formas de narrativa e visões de mundo. Para além das representações idealizadas, a instituição escolar é abordada como um espaço de disputas socioculturais, ou seja, um lugar de conflitos e tensões no qual emergem forças políticas e práticas culturais historicamente estabelecidas
Abstract: This master’s dissertation addresses the first decade of operation of the State School Prof. José Leme do Prado (1966-1976), public institution of teaching located in the city of Valinhos (SP). By considering relevant the experiences lived by the subjects in the social spaces of conviviality, the dialogues with references of Oral History enhanced the work of the analysis of the memories built by those who participated of his school life in the clipped period. Thus, the personal testimonials granted by the members of the referred community became privileged sources of research.
The study also counted with the survey, organization and the selection of several documental supports that includes, for example, newspaper reports, educational legislation, architectural plants, photographs and work of memorialists. Dispersed among libraries, public and private collections, the set of sources was treated with a qualitative approach, process based on theoretical-methodological contributions from the fields of Cultural History and the History of Education. In this sense, the investigation research focuses on the relationship between the school and the city, its subjects, the histories and memories, presenting reflections on different forms of narrative and worldviews. Moreover the idealized representations, the school institution is approached as a space of sociocultural disputes, or that is, a place of conflict and tension in which emerge political forces and historically established cultural practices
#joselemedoprado #educacaoovalinhos #escolapublica