CERÂMICA SANTA ANNA E O CARTONIFICIO VALINHOS

Autores:

Compartilhe:

Foto: Vista parcial da antiga Cerâmica Santa Anna. Valinhos, SP, 1934. Acervo Ferruccio Celani
Foto: Vista parcial da antiga Cerâmica Santa Anna. Valinhos, SP, 1934.
Acervo Ferruccio Celani

Sérgio Leandro Ferrari – sócio-fundador da APHV, pesquisador e engenheiro

Fundado em 1934, o Cartonificio Valinhos completou 85 anos de existência em 31 de Março de 2019, época da aquisição da cerâmica e inicio do projeto da fabrica de papelão. Seu fundador, Ferruccio Celani, projetou uma fábrica de papelão reciclado em uma antiga cerâmica que havia adquirido. 
 
A propriedade, localizada às margens do Ribeirão Pinheiros, pertencia a Horacio Tullii e era chamada de “Fábrica Cerâmica Santa Anna”. Um dos seus produtos era o ladrilho hidráulico, uma espécie de revestimento artesanal feito à base de cimento, além de produzir tijolos e telhas francesas. Em suas dependências existiam casas para os empregados e a unidade tinha a capacidade de produzir 5.000 telhas diariamente. 
 
Na imagem, datada de 1934, podemos observar, ao centro, alguns ranchos e casas de uma bucólica cena cotidiana do então Distrito de Paz de Campinas. Ao fundo, e à esquerda, observa-se um morro onde atualmente está localizado o Edifício Infinito na rua Oswaldo Cruz, Vila Independência.
Referências:

 

FERRARI, Sérgio Leandro; PAZINATTO, Marcel Trombetta.  Série: História de Valinhos. Ed. 1420. Valinhos: Imprensa Oficial do Município de Valinhos, 03 de out. de 2014

RELACIONADOS

NAVEGUE POR CATEGORIA

Compartilhe: