APHV News 2017

Associação de Preservação
Histórica de Valinhos


www.historiavalinhos.com.br
Desde 2014
Ano 2017 - Número 3
VALINHOS, 31 de DEZEMBRO de 2017
Anuário a serviço da preservação

VISITA NA CASA SEDE DA ANTIGA FAZENDA JAMBEIRO

Janeiro 2017 – Os integrantes da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos) iniciaram o ano de 2017 com uma visita na casa sede da antiga Fazenda Jambeiro com amigos e conselheiros do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Valinhos - CONDEPAV.

Na oportunidade, foram trocados conhecimentos sobre o casarão e feitos registros fotográficos para o acervo da entidade.


Divulgação/APHV Membros e amigos da APHV reunidos em frente ao casarão.

APHV PROMOVE VISITA GUIADA E PALESTRA NO LAR SÃO JOAQUIM

Março 2017 - Atividade da APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos) de visita ao Lar São Joaquim (antiga Fazenda Jurema) ocorreu no primeiro sábado de março de 2017. Na oportunidade aconteceu uma palestra ministrada pelo membro da APHV e voluntário no Lar São Joaquim, Luiz Paulo Zanivan, sobre a história desta propriedade, que é um dos locais mais antigos de Valinhos.

Em seguida, foi realizada uma visita às principais construções e o evento foi encerrado com um café da tarde. O Lar São Joaquim fica na Rua Benedito Campos número 4, travessa da Rua Campos Sales, bairro Jardim América 2.

Marcel Pazinatto/APHV Luiz Paulo Zanivan explica sobre os trabalhos de recuperação do antigo casarão do local.

15ª SEMANA DOS MUSEUS

Maio 2016 - A 15ª Semana dos Museus ocorreu em todo Brasil entre os dias 15 e 21 de Maio com o tema “Museus e Histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Em Valinhos, o evento contou com a participação de diversas entidades e ocorreram atrações musicais, palestras, encontro de carros antigos, feira de artesanato, troca de objetos antigos, exposição fotográfica, exposição sobre o radioamadorismo e feira de antiguidades.

Marcel Pazinatto/APHV Visitantes e membros da APHV próximos à exposição de antiguidades.

APHV RECUPERA ANTIGAS CADEIRAS DE CINEMA

Setembro 2017 - O antigo prédio do Cine Saturno, que marcou gerações por décadas através de apresentações cinematográficas, musicais e teatrais e que abrigava, até 2017, o Auditório Municipal, deixou de ser alugado pela Prefeitura e a partir do mesmo ano passou a ser uma loja de roupas.

O prédio sofreu algumas modificações e adaptações internas para abrigar o novo empreendimento. As antigas cadeiras do Cine Saturno foram retiradas para dar lugar ao novo piso e a APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos) conseguiu entrar em contato com o responsável pela obra e recuperar duas cadeiras. A Associação pretende utilizar esse material em futuras exposições sobre a história do cinema na cidade.

Sergio Leandro Ferrari/APHV Marcel Pazinatto e a dupla de cadeiras que será preservada pela associação.

ESTIVEMOS PRESENTES TAMBÉM NA 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA PRAÇA WASHINGTON LUIS

Novembro 2017 - A Praça Washington Luis foi palco de uma variedade de atrações e atividades no final de semana de 24 de novembro para celebrar os 50 anos do local.

A abertura ocorreu no sábado, 25 de novembro, com a presença de autoridades e convidados. A praça foi inaugurada em 1967 pelo então prefeito Vicente José Marchiori e a festividade foi idealizada pelo Portal Pé de Figo e contou com o apoio de diversas entidades e grupos da cidade.

A APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos) ficou responsável por desenvolver uma exposição com fotos dessa trajetória e contou com fotos de Nicolau Vinicius Parodi, Haroldo e Marcel Pazinatto.

Nicolau Vinicius Parodi Praça Washington Luis logo após sua inauguração, detalhes para suas características arquitetônicas, o viveiro em forma de pirâmide e o antigo pombal


PROPOSTAS DA APHV NO CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE VALINHOS - CONDEPAV

O ano de 2017 foi marcado como o primeiro ano de trabalho do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Valinhos - CONDEPAV.

Para a APHV (Associação de Preservação Histórica de Valinhos), esse conselho é um dos principais braços para a elaboração e execução de projetos do patrimônio no município.

Dentre as várias ações propostas, segue abaixo as principais proposituras apresentadas:

- Criação de uma parceria com a Secretaria de Cultura para criação da reserva técnica do museu municipal. O Museu de Valinhos possui um grande acervo que não está exposto e que necessita de um local adequado para ser armazenado, catalogado e recuperado.

- Estudo de viabilidade de parceria ou contratação de especialista em museologia para o Museu Municipal

- Conservação e digitalização dos filmes antigos armazenados no Museu Municipal



VIADUTO QUARENTÃO


EXPEDIENTE:
Textos: Marcel Pazinatto
Jornalista Responsável: Luiz Felipe Leite – MTB: 75452
Diagramação: Felipe Citran
www.historiavalinhos.com.br
historiavalinhos@gmail.com

Edição n°4 - 2018

Acesse Aqui

Edição n°2 - 2016

Acesse Aqui

Edição n°1 - 2015

Acesse Aqui